11 outubro, 2008

Parte N° 5

(5 Dia)

De manhã, fomos visitar a fortaleza de saladin e a mesquita de Mohamed Ali.
Ambos "mui" belos. A fortaleza (ou forte) é enorme! grande de tudo, de comprimento, altura... Muito bonito mesmo.
Mas a mesquita... Nossa,é L-I-N-D-A!. Conhecida como a mesquita de alabastro (ela é toda feita desse material) há dois setores: o primeiro que é descoberto (um pátio ENORME) e o segundo que é coberto e é aonde se reza mesmo. Toda vez que você entrar numa mesquita, vai ter que tirar os sapatos. Antigamente no pátio descoberto, há uma espécie de "lavatório" (não é banheiro) para você lavar os pés, as mãos e o rosto. Só depois disso é que você entra na parte coberta pra rezar.
No alto do pátio, em um dos muros, há um relógio enorme (que juntamente com o lustre gigante que fica na parte de dentro da mesquita) foi presente de um rei francês para Mohamed, em troca ele deu outro presente: um obelisco, no qual permanece em Paris até hoje.
Dentro é muito interessante, cheio de tapetes e o lustre, iluminando quase tudo. A acústica é perfeita por que no local vai muita gente e quando lota, vão pro pátio descoberto e todos tem que ouvir o Limán (o "líder"ou guia da reza) que está dentro, na parte coberta da mesquita. Demos mais umas voltas, conhecemos o quarto e a sala de visitas de mohamed e depois uma pausa para o almoço.
À tarde, fomos ver a igreja "pendurada" onde pode-se encontrar os restos mortais(só algumas partes) de São Jorge, a igreja dedicada a ele e vimos também o local onde a família sagrada ficou escondida por 3 meses. Gente.. nesse pedaço dá pra se sentir naqueles filmes bíblicos sabe?aquelas ruas e vielas, em cada buraco uma surpresa.Vimos também o local onde moisés ficou por um tempo (a gente teve que entrar correndo, correndo MESMO! por que o guarda já tava fechando o portão).
Minha mãe e a izete ficaram emocionadas.


2 fatos interessantes: Chegando na igreja de São Jorge, começou a chuviscar bem na hora que começamos a subir as escadas. O detalhe é que aqui não chove (por isso a cidade não tem as famosas "boca de lobo") e em maio não cai uma GOTA. coincidência?
O segundo é que vimos restauradores trabalhando no meio da igreja, nunca tinha visto um. Legal né?
Preciso dizer que os narguilles (ou chichas) daqui são GIGANTESCOS!
e é só.

Nenhum comentário: