04 maio, 2012

Leveza insuportável



É,
quando o dia acorda pra ser bom, não adianta; o mundo pode estar desabando que nada abala.
Pois bem, como é engraçado ver as pessoas cobrando honestidade, integridade e mais alguns bla bla blas e sequer  tem um sopro, fagulha destes pra poder pensar que tem tal direito à.
Cobrança por um país melhor, que a corrupção é coisa mais leprosa do momento e deve ser extirpada sendo que corromperam-se por dentro. Dentro de casa, dentro do coração. É fulano traindo ciclano, beltrano enganando o que tá longe e pior ainda, enganando a si mesmo. coitado de quem está distante, achando que por que não vê, não acontece nada. Ai ai. São mais sujos que pau de granja. Isso assusta. 
A canalhice não é algo que amedronta, se você leitor pôs o pé na jaca, talvez ainda te reste um pouquinho de dignidade para ao menos, ser homem ou mulher o suficiente pra assumir suas próprias vontades. 
O que dá medo é essa gente que tem o passado mais negro que o próprio buraco. 
Esconde, nega em vão acreditando que ninguém jamais poderá saber ou sequer desconfiar das lambanças feitas e ainda por cima, vem pregar o discurso do bom samaritanismo. Por favor: guarde sua língua ácida, venenosa pra si, quer destilar o veneno? comece por você mesmo, experimente-o. Criançada ainda vá lá né? prega uma mentirinha ali, outra acolá por medo do castigo dos pais, mesmo assim... uó. Começa com o medo de apanhar, só quando vai tendo maturidade pra compreender que o que dói não e cinta, a palmada ou chinelada, é a queda, é o tombo que se tem por não compreender essa lição.Claro, o mundo da fantasia é mais atraente do que o real, reconheço mas não passa disso: fantasia, ilusão, necessário para a vida, sem inverter o valor, por que vivê-lo é a pior prisão. O engraçado da história é que apenas os objetos das brincadeiras mudaram, sai os bonecos, o lego e entram em campo as pessoas, relações e sentimentos. Haja analise pra tanto egoísmo e teto de vidro por insegurança, falta de inteligência, de um corpo que atraia olhares de todos à volta e pra chamar a atenção é necessária uma cena básica, uma máscara, persona, álibi. Caso dê merda o famoso "não foi eu", "não tenho culpa" e o mais do que batido "não é isso que você está pensando", moldam-se perfeitamente ao rosto, igualmente a máscara. Como tal, usa-se, tira e voi lá! está com o rosto tinindo de tanto óleo de peroba passado cuidadosamente por que se não cuidar da madeira, vai apodrecer numa velocidade impensada, pior do que botox.
Se tem algo que na vida que realmente existe é a querida lei da ação e reação e já é mais do que fato, o "tempo" não é o cronológico, ele corre no seu próprio compasso, soberano.
Óbvio, ninguém é perfeito e não será. O que não dá pra engolir e fazer cara boa, é alguém lhe colocar o dedo na ferida e achar que nada vai acontecer, que é assim; límpido como água e exemplo para todos. Não vai? "conta outra". Permita ao ferido lhe atingir [já que você é uma pessoa tão exemplar] no ego pra ver como é "gostoso", "nobre", "enaltecedor".
Sacanas de plantão, preparem-se por que vai acontecer com vocês. Sempre volta. Não é preciso andar com colete à prova de balas por que os tiros não serão disparados por terceiros, vai vir de dentro, vão sangrar até a ultima gotinha do cadáver apodrecido e sujo que ostentam, acreditando de fato que estão limpos. 
Vai lá, um entorse do pé por conta do salto 15 quebrar na passarela no meio do desfile não é nada se comparado ao rombo das cabecinhas [no diminutivo mesmo] ilustres. Talvez não seja de imediato. como já disse acima, o tempo corre no seu próprio ritmo e vai voltar. O eterno retorno... fazer oquê ? Colher o que diariamente foi plantado. Se a gente evolui ? com certeza. Alguns para as coisas boas, outros para não tão boas assim. é a vida. Sem falso moralismo, hipocrisia de achar que a vida será sempre bela, que ninguém tem dúvidas, que nunca erramos e que todos são lindos, educadinhos e tudo mais. Não somos lindos, no máximo, arrumados. Educação é algo além da sala de aula e um português razoavelmente compreensível [querendo ou não, essa língua é chata com suas infinitas regras medonhas], errar faz parte do aprendizado e salutar, duvidar é não ficar inerte, não deglutir sem saber o que nos enfiaram. O que não dá pra resolver é a falta, já dizia Freud. Com a ênfase aqui não na teoria mas na prática da vida mesmo, pai da psicanálise e seu emblemático charutinho, faço aqui um adendo:
Essa demanda louca de "me olhe, me idolatre, me deseje, me ame", faz com que os pobres mortais que somos, disparar uma rajada de metralhadora no próprio pé. Aplausos para aqueles que mesmo jogando a merda no ventilador, tem a cara pra falar: "EU joguei por aqui QUIS". Convenções sobre as regras da sociedade, do que é socialmente aceitável, permitido, o que é bom, o bem e o mal ? não é disso que se trata. Bato o martelo na mesa por assistir multidões procurarem a clínica por isso. Pelas próprias máscaras que criaram em si mesmas, por ferirem os outros e cortar a si próprio "mentirinhas inocentes" ou "detalhes desnecessários" e deslocam a culpa [se é que se tem essa coisa] pro outro, como se ele próprio não existisse, nem esteve ali, "quédizê". Sim, depois de um tempo essa coisa na cara gruda e não sai. vê lá o que vai querer colocar na face hein? A vida cobra um preço altíssimo por estarmos aqui. Cinderela, acorde por aqui o conto de fadas não está a salvo nem no imaginário. Essa existência "inautêntica" navegando pelo oceano da "má fé" sem fim. É... 
E ainda tem gente achando que é lindo por fora e dentro, mal sabe que na parte interna, já tá cheio de verme [literalmente]. Melhor uma família de tênias ao chiqueiro não só mental, como emocional. 
Se te falta: amor, paciência, compreensão, razão, alegria, vontade de viver em paz ? vá atrás.
Quer receber todas essas coisas lindas dos outros? então ofereça, genuinamente. 
Por que pra apontar e atirar a primeira pedra, aprontar, mentir, se esquivar é fácil. Quero ver ser homem ou mulher o suficiente pra ir de peito aberto, oferecer-se por inteiro ao outro não só de corpo mas principalmente de alma, expondo-se ao completo ridículo de não ter nada, de literalmente: cair.
Que caia, um degrau a menos não é nada pra quem tem como objetivo chegar até o final.





"O mundo é bem menor que cê pensa.
 Mas eu não caio do salto, não grito
 Não falto com a minha verdade
 coisa boa é Deus quem dá
 besteira é a gente que faz."






Pessoalmente: Se acontecer, vai ser um atestado de incompetência pra vida e eu, vou achar é pouco: muito pouco.

Nenhum comentário: